[FUG-BR] Notebook trava com particao freebsd BOOTABLE

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Terça Fevereiro 9 11:50:26 BRST 2010

Em 9 de fevereiro de 2010 11:28, Havacci <havacci em gmail.com> escreveu:
> Pois eh... que raiva esse notebook esta me passando, comprei ele
> semana passada, e entao resolvi colocar o freebsd nele.. o cd bootou e
> tudo mais.. instalo direitinho.. mas na hora que reiniciou, nem dava
> boot por cd, nao entrava no setup, nao fazia naaaaaada ficava travado
> nakela tela principal.

"Naquela tela principal" pode ser qualquer coisa. Qual tela? Do note?
Da BIOS? Do boot manager?

> Depois de muuuuuitos testes descobri o problema, a particao freebsd
> nao pode ficar como sendo a bootavel na tabela de particoes senao
> trava por algum motivo extraordinario !

Isso nunca aconteceu comigo antes... O que me aconteceu há um tempo
atrás era de nem a instalação bootar, parava em algum ponto do disco,
mas na versão para pen-drive funcionava numa boa (até hoje me pergunto
qual seria a diferença entre os cernes para que isso acontecesse).

> e o pior, instalei o linux, funcionou sem problema nenhum..

Isso é pior mesmo. Linux? Ugh! (brincadeira).

> A solucao que encontrei ate agora foi criar uma particao pequena, 500
> mb, usando um filesystem ext2, e marca-la como bootavel, ai sim eu
> consigo ver o boot0 do freebsd e entrar na minha particao !

Porque não deixou uma de 10MB? de 5 MB? 500MB é exagero, se é que só
isso aí já resolveu seu problema...

> Mas calma, nem foi tudo resolvido, por algum outro motivo misterioso,
> de tempos em tempos o freebsd volta a marcar a particao do freebsd
> como a particao bootavel..

Não faz sentido... o Free não fica brincando com a partição...

> nao sei porque isso acontece, me parece ser
> culpa do boot0, pq nem chego a executar nada de diferente...  ai tenho
> que fazer tudo denovo, tirar o hd do notebook e colocar em outra
> maquina, fazer a alteracao na tabela de particao e ai sim meu note
> destrava...

? Porque não inicia o cd de instalação e faz apenas a parte do
particionamento? Para que tirar o HD? Não precisa disso... Ainda
assim, ficar fazendo isso não é a solução.

> Alguem ja viu isso antes ou tem alguma ideia do que posso fazer ??

Já vi outros problemas, mas não esse.

> ah o notebook eh o LG r480

Em que andar você está? Testa a aerodinâmica dele! :-D

Brincadeira.

Cara, você teria como mandar seu fstab para vermos como está
distribuido? Você criou uma partição e quantos slices? Tudo na mesma
partição? Ou você criou uma partição para cada slice? Instalou o boot
manager?

Manda também a saída do fdisk.

Um abc

Pablo Santiago Sánchez