[FUG-BR] FreeBSD " O Poder dos servidores em suas Mãos " - Dennis Augusto {OPNIÕES}

Quarta Fevereiro 10 23:16:13 BRST 2010

Saudações a todos os membros da lista, recentemente adquiri o livro FreeBSD,
O poder dos servidores em suas Mãos de Dennis Augusto, no qual até o momento
a leitura deixou uma clara descepção, devido a varias informações no qual
sobre minha opnião deveria possuir por parte do autor uma melhor avaliação.
No momento (pag. 161) as informações contidas no mesmo deu a entender que o
livro não é dedicado a usuários "avançados" e sim uma breve explanação sobre
o sistema sem um enfoco principal claramente proposto,  um nivel
introdutório com uma consideravel ausência de informações, alem de muito
superficiais, gostaria de opniões daqueles que leram o livro no intuito de
obter outros pontos de analise no qual não consegui adquirir nas
considerações apresetadas no livro.
Em alguns momentos o que me deixa a entender é que o livro não esta
diretamente focando a instrução do usuário com o sistema mais sim passando
uma abordagem quanto a modelos de práticas tendo como base o sistema
operacional FreeBSD, em outros algumas informações destorse determinadas
informações com a sitação feita na pagina 141, ultimo paragrafo quanto ao
IPFW ser uma tecnologia antiga (concordavel), contudo passa ao entender que
pelo fato da tecnologia ser antiga a mesma tambem é ruim,não é mantida
(desatualizada) e fraca em recursos, assim como uma semi-referencia de que o
FreeBSD não é um sistema seguro o suficiente, contudo que ele dispõem de
recursos que o permite ser, claro não existe sistema seguro, mais o FreeBSD
mesmo com muitos recursos de segurança desativado por padrão considero eu
que o mesmo é muito seguro em comparação com varios outros sistemas, outra
contatação é a explicação simplista quanto ao PF (Packet Filter) em que a
leitura do manual em portugues brasil disponibilizado no site do openbsd[1]
sobre minha opnião é muito mais completo e claro, alem de abordar muitas
informações importantes que no caso no livro não aborda.

Ainda não li todo o livro, contudo até o momento o mesmo não me agregou
muita coisa, considero eu que uma leitura do handbook contenha muito mais
informação que um livro recem lançado.

Respeito e admiro o trabalho desempenhado pelo Senhor Dennis, e insentivo
qualquer atitude quanto a livros e documentações em lingua portuguesa,
todavia aprendi que a abordagem para discussão de um determinado assunto
gera melhores resultados, expondo assim o objetivo dessa thread, espero que
a mesma seja um thread longa e lucrativa a todos, assim como qualquer opnião
descrita aqui postem-se caso em modo de critica que a mesma seja sempre
considerada como construtiva, prezando sempre pelo respeitos de todos
estando estes diretamentes sitados como o nome do Senhor Dennis Augusto ou
indiretamente sitados, membros da lista de discussão.

Agradeço a atenções de todos que se postarem em participar e se em qualquer
momento no texto descrito assim  venha a ser interpretado como ofença ou
memsmo como critica destrutica , coloco-me em sinceras desculpas, e em
momento algum gostaria de ter obtido tal resultado.

Sem mais.
Uma boa noite.

:=)>Paulo Henrique (JSRD)<(=:

Alone,  locked, a survivor, unfortunately not know who I am