[FUG-BR] Gnome 2.26.3 em português Brasil

Nilson nilson em forge.com.br
Quarta Fevereiro 24 23:59:45 BRT 2010

Não sou fera em gnome, mas como ninguém respondeu ainda vou tentar te ajudar;

Em 24 de fevereiro de 2010 21:55, Alan <unipoarsbr at yahoo.com.br> escreveu:
> Não estou conseguindo fazer a pesquisa no histórico da lista para saber se
> isto já foi postado.
>
> Estou usando o Gnome 2.26.3 que vem junto com o FreeBSD8.0-Release-i386-DVD1
> no qual a instalação padrão fica em inglês.

Ainda bem que não é em russo!

> A FAQ do Gnome FreeBSD só explica como colocar o GDM em outra lingua mas não
> explica como colocar Gnome em português. Bem que poderiam colocar esta
> informação pois tem muita gente perguntando nos fóruns fora do Brasil.
>
> 29. How do I get GDM to respect my locale settings?
> http://www.freebsd.org///gnome/docs/faq2.html#q29

Li por cima o texto e aparentemente isso só fala de "locale". Os locale são um
recurso de programação que vem lá das camadas de baixo do sistema em C para
se escolher o conjunto de caracteres que o software vai manipular, e as maiores
influências que os locales fazem são 1) a disponibilidade de
caracteres especiais
como letras acentuadas e simbolos, e 2) qual a ordem desses caracteres, assim
o gnome vai saber que o C e Ç serão equivalentes na hora de ordenar.

> Esta informação está na documentação do GDM:
> 5.10. GDM User Session and Language Configuration
> http://library.gnome.org/admin/gdm/stable/configuration.html.en
>
> O arquivo ~/.dmrc [... bla bla edições de confs e mais bla bla bla...]

Até onde me consta, o FreeBSD não está nesse nível arcaico de
configurabilidade nos grandes gerenciadores de janela, logo acredito
que a solução para o seu problema é ir no gnome-control-center /
Languages e escolher o português do Brasil. No próprio control center
deve ter uma sessão pra você configurar a tela de login.

> Inclusive o "ç" começou a aparecer no lugar do "c" no gnome-terminal. Claro
> que o teclado (o meu é ABNT2) configurado adequadamente em Sistema ->

Talvez tenha "começado" a funcionar pois o locale suporta o caracter. Vários
locales o suportam.

> Depois instalei o pacote binário do instant messenger Pidgin-2.6.2 via
> sysinstall ( #/usr/sbin/sysinstall ) e o mesmo já ficou com os menus em
> português Brasil.

Só a interface do gnome ficou em inglês? Esse foi o ponto mais estranho na
minha opnião, mas talvez o pidgin escolha o idioma a ser mostrado baseado
no locale. Testarei qualquer hora, também uso o pidgin mas nunca me
incomodei com a lingua que ele fala.

Boa sorte, a solução é mais simples do que vc imagina.

---
Nilson Debatin