[FUG-BR] 2 links (Velox e Virtua) no freebsd

Helio Loureiro helio em loureiro.eng.br
Sábado Fevereiro 27 23:48:36 BRT 2010

> Eu nunca vi esse cenário de quagga para balancear 2 conexões adsl
> (acho até que não existe). Poderia exemplificar isso?

É mais fácil quando os IPs são estáticos, mas dá pra fazer via dhcp.

Eu já fiz com BGP, que torna mto mais fácil, mas redes pequenas como
as de banda larga caseira, via docsys ou adsl, não tem essas opções.

Acho que seria algo como:

conf t
interface em0
 descr "Interface on netvirtual"
 ip 200.1.2.2 netmask 255.255.255.252
 no shut

interface em1
 descr "interface On veloquix"
 ip 210.100.200.2 netmask 255.255.255.252
 no shut

interface em2
 descr "Internal interface - my intranet"
 ip 192.168.0.1 netmask 255.255.255.0
 no shut

router rip
 version 2
 network 210.100.200.0
 network 200.1.2.0

Teria de acertar somente as partes de rede (tira os IPs que coloquei
aqui, que foram só pra ilustrar).  Se os modems estiver no modo router
e enviando os endereços de rede, provavelmente vai chegar um anúncio
de  default route.

Mas se tiver em bridged.... isso tudo vai por água abaixo.  Dae tem
acho eu que o iproute2 do Linux tem  mais opção para configuração.

--
[]´s
Helio Loureiro