[FUG-BR] [OFF] Módulo de segurança do banco do bra sil

André Luiz de Souza andresou25 em gmail.com
Quinta Janeiro 7 11:35:36 BRST 2010

2010/1/7 Nilton Jose Rizzo <rizzo em i805.com.br>:
> On Mon, 4 Jan 2010 23:28:34 -0200, Cleyton Agapito wrote

>   Não há coisa pior do que ler a resposta antes da pergunta é uma coisa
>   meio doida mesmo ... e o pior que está na recomendação do uso da lista!

>   Eu sempre usei o diablo, mas existem bancos que não funcionam em outro
>   sistema sem ser MicroShit  .. Tenho sérios problemas com o Unibanco, HSBC
>   e agora infelismente com o BB.  Quando eu liguei a ultima vez para o
>   suporte do Unibanco ( uns dois anos atras) eles disseram que não suportavam
>   qualquer outra plataforma se não Windows/IE ... e tem gente que acredita
> [...]

Talvez o problema não seja a versão do java. Aqui eu utilizo Firefox
3.5.6 em Linux e está funcionando normalmente, mas por curiosidade, eu
fui olhar na lista de arquivos em cache do java (comando javaws
-viewer, os arquivos ficam em .java/deployment/cache/*) e dois
arquivos baixados do site do BB me chamaram a atenção: GbAs.jar e
gbas.so.
O GbAs.jar eu só consegui encontrar no disco fazendo um grep -r na
pasta de cache do java, e o gbas.so eu encontrei na pasta home com um
"." no inicio do nome do arquivo (~/.gbas.so). Esses dois arquivos,
imagino eu, devem ser a tal "solução de segurança" do BB.
O gbas.so é na verdade um arquivo zip, que foi descompactado com o
home ~/.gbas.so_u. Fazendo um file neles, obtenho:

[ ~]$ file .gbas.so
.gbas.so: Zip archive data, at least v2.0 to extract
[ ~]$ file .gbas.so_u
.gbas.so_u: ELF 32-bit LSB shared object, Intel 80386, version 1
(SYSV), dynamically linked, stripped
[ ~]$

Pode ser que o problema de acesso do BB no FreeBSD seja exatamente a
necessidade dessa biblioteca e por ela ter sido feita para linux.
Talvez seja possível funcionar com a compatibilidade binária ativada.
Talvez seja necessário também utilizar o plugin do java para Linux com
compatibilidade binária ativada, como é feito para o plugin do flash.
São suposições, mas acho que isso dá outro rumo à procura da solução.