[FUG-BR] Curiosidade: Grub Inicializar FreeBSD

Antônio Pessoa antoniopessoa em bsd.com.br
Sábado Janeiro 9 23:36:56 BRST 2010

2010/1/8 Celso Viana <celso.vianna em gmail.com>:
> All,
>
> Numa maquina com Slackware e FreeBSD e "Grub" como boot manager,
> observei que o FreeBSD inicializa normalmente das duas formas abaixo:
>
> title FreeBSD 8.0
>        rootnoverify (hd0,0)
>        chainloader +1
>
> title FreeBSD 8.0
>        root (hd0,a)
>        kernel /boot/loader
>
> A primeira forma normalmente eh utilizada para inicializar o Windows.

Me corrijam se estiver errado:

A primeira opção, usada para carregar um Windows por exemplo, apenas
manda o boot continuar a partir das informações que estão na partição
citada, no caso (hd0,0). Como o Windows grava as informações sobre seu
boot na partição onde está instalado, o boot continua sem problemas.
Por isso existe uma limitação, que eu não lembro se é do Grub ou do
Windows, que é a instalação dele (Windows) em uma partição secundária
(é esse o nome? nem lembro mais), pois não se grava as informações do
boot nesse tipo de partição ou em uma extendida, ou é o Grub que não
lê (não lembro).

Se o FreeBSD gravou as informações do boot na partição onde foi
instalado, o Grub vai conseguir arrancar ele sem problemas, como no
Windows.

Na segunda opção o Grub chama o bootloader diretamente, mesmo que não
existam informações sobre o boot do FreeBSD disponíveis na partição.

Como disse antes, me corrijam caso estiver errado.

--
Antônio Rogério Lins de A. Pessoa
Técnico em Tecnologia da Informação