[FUG-BR] Gravar DVD no 7.2-Stable

Nilson nilson em forge.com.br
Segunda Janeiro 11 10:35:52 BRST 2010

2010/1/11 Enio Marconcini <eniorm at gmail.com>:
> opa meu amigo,
>
> o problema é que eu preciso formatar o DVD
>
> da esse erro
>
> # dvd+rw-format /dev/acd0
> * BD/DVD±RW/-RAM format utility by <appro at fy.chalmers.se>, version 7.1.
> :-( unable to open("/dev/acd0"): Inappropriate ioctl for device
>

> minha mensagem anterior apareceu completa ou truncada?

Da uma olhada no cdrecord, apesar do nome ele funciona
para DVDs também. É simples, crie sua ISO com o mkisofs
e grave com o cdrecord.

Quanto a formatar DVD, olhe bem qual o tipo de DVD que você
possui, existe mais de um tipo de RW, e até onde me consta
apenas o +RW precisa ser formatado e é uma mídia bem mais
cara. Esse comunzinho de R$10 é -RW, nao precisa "formatar",
é só gravar a ISO em cima.

---
Nilson