[FUG-BR] Gravar DVD no 7.2-Stable

Nilson nilson em forge.com.br
Terça Janeiro 12 09:34:01 BRST 2010

2010/1/11 Enio Marconcini <eniorm at gmail.com>:
> opa Nilson
>
> veja
>
> # cdrecord -scanbus
> Cdrecord-Clone 2.01 (amd64-unknown-freebsd7.2) Copyright (C) 1995-2004 Jörg
> Schilling
> cdrecord: Invalid argument. CAMIOCOMMAND ioctl failed. Cannot open SCSI
> driver.
> cdrecord: For possible targets try 'cdrecord -scanbus'.
> cdrecord: For possible transport specifiers try 'cdrecord dev=help'.

Você tentou a sugestão que ele dá pra ver quais subsystems
tens disponíveis?

De qualquer forma, lá no seu primeiro email você já havia
postado qual seu scsi-dev-id:

> # camcontrol devlist
> <ATAPI iHAS122   A DL0A>           at scbus2 target 1 lun 0 ()

Seu dev é 2,1,0 (bus,target,lun), então acho que vale a pena
tentar gravar uma iso, vai que o problema é só no scanbus, né?

Mas, eu acho que seu problema aí é a falta de algum
componente do subsystem SCSI, e numa rápida googladinha,
parece que é o device pass. Você tem todos esses devices
no seu kernel?

device ata
device atapicam
device scbus
device cd
device pass

Se continuar falhando, tente o utilitario burncd que é muito
semelhante ao cdrecord mas não usa o subsystem SCSI,
usa direto o ata-cd (driver acd). Particularmente nunca o
usei pois antigamente o único jeito de gravar CD era via
passthrough, e isso sempre funcionou comigo.

--
Nilson