[FUG-BR] Gravar DVD no 7.2-Stable

Alan unipoarsbr em yahoo.com.br
Terça Janeiro 12 16:43:04 BRST 2010

Se for utilizada mída DVD-RW (R$ 1,00) então não precisa formatar.. basta
somente apagar.
Se for gravar ISO e depois reutilizar o DVD-RW então basta fazer um fast
blanking.
Gravo e regravo DVD-RW e não tenho problemas.

18.7.6 Using a DVD-RW
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/creating-dvds.html

----- Original Message -----
From: "Enio Marconcini" <eniorm em gmail.com>
To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
<freebsd em fug.com.br>
Sent: Monday, January 11, 2010 9:16 AM
Subject: [FUG-BR] Gravar DVD no 7.2-Stable

pessoal,
preciso fazer uns scripts de backup em DVD, porém o problema está em gravar
os arquivos em dvd

eu instalei o dvd+rw-tools-7.1
e tenho os programas
mkisofs, growisofs,
dvd+rw-booktype  dvd+rw-format    dvd+rw-mediainfo dvd-ram-control

porém eu nao consigo formatar o dvd,

dmesg:
# dmesg | grep DVD
acd0: DVDR <ATAPI iHAS122 A/DL0A> at ata3-slave SATA150

# camcontrol devlist
<ATAPI iHAS122   A DL0A>           at scbus2 target 1 lun 0 ()

# dvd+rw-format /dev/acd0
* BD/DVD±RW/-RAM format utility by <appro em fy.chalmers.se>, version 7.1.
:-( unable to open("/dev/acd0"): Inappropriate ioctl for device

pesquisei na net por isso e encontrei algumas referencias, algumas indicando
usar /dev/cd0 porém esse dispositivo nao existe, meu drive de DVD é
conectado via barramento SATA

tentei também carregar o modulo atapicam
# kldstat | grep cam
 2    1 0xffffffff806d1000 4fb0     atapicam.ko

mesmo assim nao tive sucesso

alguém pode me dar uma ajuda nisso?

--
ENIO RODRIGO MARCONCINI
gtalk: eniorm em gmail.com

..: FreeBSD -:- OpenBSD -:-Slackware Linux :.