[FUG-BR] Atualizar o FreeBSD

"Zavam, Vinícius" egypcio em secrel.com.br
Terça Janeiro 12 12:42:54 BRST 2010

On 2010-01-12 11:16, Renato Botelho wrote:

> Não, você pode atualizar o freebsd do 7.1 pro 7.2, ou pro 8.0. Leia
> o announcement do FreeBSD 8.0 e você verá as instruções de como
> proceder.

certo,
vou tentar deixar mais claro;

csup(1) ou freebsd-update(8) atualizam o sistema.
o diferencial é que o freebsd-update já aplica os binários e a máquina
fica pronta para o próximo boot em nova versão. o csup vai trazer as
atualizações com a "desvantagem" (OLHEM AS ASPAS QUE EU COLOQUEI) de se
ter de compilar todos os fontes, mergear os arquivos de conf, etc, etc.

quanto a aplicação de patches; fica a critério. depende do que se for
patchear. correções pequenas em aplicações rodando em um freebsd, como
um desses cactis da vida ou uma funcionalidade pra um driver de placa de
rede/wifi, não podem ser feitas com freebsd-update.
já os patches de segurança que influenciam na disponibilidade e na
_exploitação_ da máquina podem ser aplicados com freebsd-update.

o citado portsnap(8) é uma ferramenta dedicada a atualização da árvore
de ports e, diferente do csup, só faz isso. (como complementado e bem
lembrado pelo porks, prefiro portsnap ao csup para atualizar ports).

--
Zavam, Vinícius