[FUG-BR] Curiosidade: Grub Inicializar FreeBSD

Nilson nilson em forge.com.br
Terça Janeiro 12 22:07:46 BRST 2010

2010/1/12 "Zavam, Vinícius" <egypcio at secrel.com.br>:

> verbose/debug do grub, vc quis dizer, não?

Vi no screenshot a utilização do bootloader, pensei que estivesses
usando-o, mas não tem problema, dá-lhe grub!
Esse verbose a que me refiro (boot -v) não é do "estagio" atual,
é uma informação que ele vai passar pro estagio seguinte, que
é o loader.

E então o loader vai ser verborrágico pra você e pode (já vai
rezando) pintar a "dica".

> aqui, antes mesmo do "Loading /boot/defaults/loader.conf" ele já freeza.
> cerca de 6min depois ele inicia a carga do kernel; ai são mais 5 ou 7min
> pra chegar ao menu de inicialização do freebsd que vc deve estar se
> referindo.
>
> nesse sim, poderia verbosear algo já com a opção de verbose disposta no
> menu, para seleção, ou abrindo o prompt, precionando '6' e por ai vai (;

Essa é a idéia, com o grub eu não tenho certeza de como isso
deve ser feito, mas olhando a manpage do loader, eu acredito que
deva ser assim a linha do grub:
kernel /boot/loader boot_verbose=1

De repente seja apenas o "loader -s". Tente pra ver.

--
Nilson