[FUG-BR] Curiosidade: Grub Inicializar FreeBSD

Quarta Janeiro 13 08:49:58 BRST 2010

Em Wed, 13 Jan 2010 00:49:28 +0000
Paulo Henrique <paulo.rddck em bsd.com.br>, conhecido consumidor de drogas
(BigMac's com Coke) escreveu:

> Irado, você quando mandou instalar o bootmanager do freebsd, mandou
> instalar na MBR ou na raiz da partição BSD ? tipo passou pela minha
> cabeça que a trilha zero do HD em algum pedaço esta ruim, o HD está em
> LBD ou CLS ?

não instalei BM do FreeBSD, aliás  como sempre faço: tenho o Grub 1.5
instalado pelo CentOS, esta máquina é multi-boot, então o BM fica sendo
o Grub original. Quando da instalação do FreeBSD eu peço para "no
bootmanager" e vamos em frente, depois incluo a chamada do Free no
menu.lst e pronto, vai que é beleza (no 6.4, mas não nos demais).

curiosamente, a máquina anterior (que morreu) funcionava bem e vinha
sendo "vitima" de upgrades sucessivos desde a 6.4, chegando a 7.2 sem
quaisquer problemas, até um dia em que uma tempestade de raios
liquidou-a.

contudo, estas duas aqui (uma compaq antiga, PIII, 512M ram, 40G hd
IDE e outra Intel PIV, 2G ram, 500G hd SATA) não aceitaram as versões
7.x a 8.0, quando então a compaq ficou com o pfSense (aliás, MUITO BEM)
e esta.. eu continuo experimentando.

vou 'desmontar' o iso do 8.0, colocar os bootloader do 6.4 e ver no que
dá (embora não tenha a menor noção de QUAIS arquivos eu vá enxertar,
 :( ainda estou analisando)

--
 saudações,
 irado furioso com tudo