[FUG-BR] Curiosidade: Grub Inicializar FreeBSD

Nilson nilson em forge.com.br
Quarta Janeiro 13 09:19:55 BRST 2010

2010/1/13 irado furioso com tudo <irado at bsd.com.br>:
> estou começando a pensar que nossos respectivos hardwares, por estranha
> sorte, são incompatíveis com o FreeBSD (melhor dizendo, com o
> bootloader). Eu tenho o 6.4 (baixei há alguns dias, pra teste)
> funcionando bem, na mesma máquina que rejeita QUALQUER versão de
> 7.0~8.0.

Relaxa Irado, nao são os hardwares... é o FreeBSD que tá
pouco se lixando pra muito hardware, e eu dou razão ao
FreeBSD devido ao seu objetivo.

THE POWER TO SERVE!

Quer servir bem? Então no mínimo use um hardware bom
pra servidor que ele vai deslanchar! Mas somos teimosos e
queremos rodar em hardware "doméstico", e as vezes como
desktop, então temos que sofrer um pouquinho... faz parte!

E como sou brasileiro, EU NAO DESISTO NUNCA! hauohauohao

Seguinte Irado, acho que dá pra rodar o teu fazendo a seguinte
"mutretinha":

1) Boota a instalação do 6.4
2) Vai no options e em "Release name" coloque "8.0-RELEASE"
3) Faça normalmente a instalação do teu jeitinho... standard...
custom... enfim... normalzinho como vc gosta puxando o 8 via FTP.
4) La no finalzão bem depois de tudo instalado ele vai te perguntar
se vc quer voltar ao menu inicial para alguma ultima modificação,
escolha sim, e vai pro Fixit/emergency shell
5) Dai nesse shell, descubra onde está montado o seu novo
sistema, senão monte-o em algum lugar tipo /mnt/novo/
6) E finalmente a a MUTRETA: cp /boot/loader* /mnt/novo/boot/

Se for mesmo apenas uma incompatibilidade do loader, deve
funcionar numa boa. E depois de levantado você poderá fazer
"consertos" mais adequados, recompilando o loader do 8.0
e substituindo esse velho.
Nessa última idéia, talvez simplesmente copiando o btx.s (source
code em assembly do BTX) do 6.4 -> 8.0 e recompilando o loader
já resolva, então você ficaria com todos os recursos novos do
loader8 com boot ZFS,GPTs, e etc... e usando o alocador do 6.

Tenha fé que a coisa vai!

--
Nilson