[FUG-BR] FreeBSD 8.0 - a saga (boot esquisito) continua

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Sexta Janeiro 15 20:55:18 BRST 2010

2010/1/15 irado furioso com tudo <irado em bsd.com.br>:

> [...]
> iso e comecei tudo de novo, instalação, etc.
>
> naquela menção de "geometria errada" e etc, selecionei "não" conforme
> sugerido aqui (normalmente eu mandava "ok" e pronto) e fomos em frente.
>
> pós instalação, dado o reboot, até fiquei animado: surgiu o menu de
> opções, passou dêle, foi, monte de informações e.. parou.
>
> mensagens:
>
> da3: attempt to query device size failed: Not Ready, medium not present
>
> bolas, considerando-se as mensagens de algumas linhas antes dessa,
> seria a (uma das) porta usb. Mas porque ficar esperando/buscando midia?

Sei lá se ajuda, mas eu já vi dispositivos "onboard" ligados
diretamente na usb como algumas placas wifi de notebooks, o fato é que
ele está "vendo" alguma coisa alí que ele acha ser um dispositivo de
armazenamento, sinistro isso...

> a seguir (repetida 3x):
>
> GEOM - ad6sX geometry doesnot match label (duh?.. dããã..)

Andei pesquisando sobre isso e a princípio é só um aviso (que não
tinha antes) que o label não está de acordo com o que deveria ser, até
onde eu li não causa efeito colateral nenhum, a solução que encontrei
é o comando:

bsdlabel -wB /dev/ad6sX

Só tomando o cuidado de fazer isso com ele desmontado!

> prosseguindo:
>
> trying to mount root from ufs /dev/ad6s2a
>
> para tudo e surge:
>
> enter root password or ^D to go multi-user.

Não dá nenhum erro? Eu tenho um ext2fs (só com mp3s herdados de um
debian) que três por dois parava porque o superblock estava gravado no
futuro, acabei de ler sobre a opção late no fstab que o Nilson passou
mas ainda não testei, pelo jeito resolve o meu problema, no teu caso
acho que esse slice é onde está a raiz, daí fica difícil.

> bem, tudo isso já é estranho pra kct, mas não para por aí.
>
> inserindo a pwd de root, cai no tradicional "enter for /bin/sh" e,
> consequentemente, no prompt.
>
> na sequencia, faço:
>
> # swapon -a
> # mount -a
> # ^D
>
> e tudo prossegue daí normalmente, até o login.
>
> PORÉM...
>
> se naquela linha ("enter root password or ^D to go multi-user") eu
> apenas digitar o ^D, tudo prossegue normalmente, indo diretamente para
> o login.

Pelo que me lembro quando vc faz isso ele entra em boot rápido e omite
a verificação dos discos, experimente um fsck nesse slice.

> ps: não tenho a mínima idéia do por que está esperando por um usb
> qualquer, tampouco onde/o que são os tais labels.

Uma idéia também é rotular os slices[1], fiz uma vez pra brincar e
achei muito legal, junto com meus backups guardei a saída do glabel
status para não esquecer o que está onde.

Espero que ajude.

Abraços.

[1] http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/geom-glabel.html