[FUG-BR] placa trunk

Vinicius Abrahao vinnix.bsd em gmail.com
Sábado Janeiro 16 19:39:52 BRST 2010

2010/1/16 Anderson Alves de Albuquerque <andersonaa em gmail.com>:
>  A segunda. Eu quero que os meus clientes em vlans diferentes encherguem o
> servidor. Assim, o servidor precisa estar virtualmente em todas as vlans.

Oi Anderson,

O que você está precisando então é criar uma vlan no teu servidor
freebsd para cada vlan que você possui no seu ambiente.

Comece com a man page 'vlan' depois procure a relação desse driver com
o ifconfig
para entender com mais detalhes o que você está fazendo. Veja tb a url
que o irado
passou, lá explica como fazer.

Por favor me corrijam se estiver errado, mas pelo que entendi o
pessoal usa a terminologia "trunk" tanto pra indicar o uso de vlans
quando de lcap/lagg.

Vendo no manual de lagg:

"AUTHORS
     The lagg driver was written under the name trunk by Reyk Floeter
     <reyk em openbsd.org>.  The LACP implementation was written by YAMAMOTO
     Takashi for NetBSD."

Agora no manual de vlan:

"DESCRIPTION
     The vlan driver demultiplexes frames tagged according to the IEEE 802.1Q
     standard into logical vlan network interfaces, which allows rout-
     ing/bridging between multiple VLANs through a single switch trunk port"

E pelo que notei (principalmente pelo texto que o Irado enviou) o termo "trunk"
é mais usado na prática, do lado da operação do switch.

Já no FreeBSD pra fazer o que você está querendo é "vlan" mesmo, como
disse o Nilson.

Abs,
Vinícius

PS: Acho que chovi no molhado, mas tá valendo, o ar tá seco(e
realmente tenho duvida nisso) ! :p