[FUG-BR] [OFF] Módulo de segurança do Banco do Brasil

Gustavo Camelo Neto gcameloneto em gmail.com
Domingo Janeiro 24 22:27:56 BRST 2010

Em Dom 24 Jan 2010, às 15:34:54, Cleyton Agapito escreveu:

> Não tem problema, fico até agradecido, ainda não consegui resolver
> aqui, como eu tinha dito da última vez agora ele ainda trava o
> firefox, atualizei para 3.5.7 e não mudou nada.
>
> Ainda acredito que seja a revisão do java acima de 1.6.0_15, estou
> esperando atualização pra ver se resolve, dos linux que ouvi dizer que
> funcionam estão com o java atualizado, a minha ainda está em
> 1.6.0_03-p4.

	Olá Cleyton,

	Estou usando o firefox 3.5.7, o opera 10.10 e o diablo-jdk-1.6.0.07.02_7. Já
testei o java/jdk16,  que no meu ports está com a versão 6u3.
	Como vi que o pessoal do linux estava conseguindo acessar, tentei o
www/linux-opera com o java/linux-sun-jdk16 (versão 1.6_17), também não
funcionou; mas dessa vez notei que foram instalados dois arquivos no meu raiz:
.gbas.so e .gbas.so_u, que já foram comentados aqui na lista. Com as versões
nativas esses arquivos não aparecem.

> Ligou pra mim também, imaginei que era "segundo nível" porque não
> falava telemarketês, não postei aqui porque ele passou todo o tempo
> tentando me convencer que a segurança permanece a mesma (talvez por eu
> ter postado aqui que pra mim tudo indica que diminuiu), que o
> cadastramento de computadores agora é automático (ou seja, não tem
> mais, logo diminuiu também) e que estão desenvolvendo uma solução para
> o Safari (maravilha né!).

> Testei também no Opera, Epiphany e Konqueror, ou seja, navegador não é.
>
> A minha é a java/jdk16, alguém já testou com outra?

	Como eu disse acima, testei com  java/linux-sun-jdk16 e www/linux-opera, a
versão do java é 1.6_17, logo maior que a u15, não funciou.
	Testei usando o wine, com o firefox 2.5.7 e firefox 2.6. Dessa vez o módulo
foi instalado, mas ao tentar digitar a senha, não aparecia nada no campo, o
número da agência e da conta eu conseguia digitar, mas não a senha. Imagino
que o módulo de segurança não consegue obter as informações do teclado através
do wine.
	Ontém, no entanto, pensei em uma forma de acessar via linux sem ter que
instalá-lo. Baixei o Knoppix, uma versão do linux em live-cd. Aparentemente o
tal módulo de segurança foi instalado com sucesso, surgiu a página para que eu
entrasse os dados da conta e a senha, digitei tudo com sucesso, mas quando a
página seguinte chegou aos 85% o firefox travou, travando, logo depois, o
Knoppix também. Reiniciei e tentei novamente, a mesma coisa.
	Detalhe, quando direcionado para a página onde deve-se entrar a senha,
aparece um aviso do navegador, dizendo que apenas parte das informações da
página são cifradas (acredito que o campo senha...).
	Se está funcionando no linux, deveria estar funcionando também no free, se
não funciona  pode ser que o banco esteja impedindo o acesso para sistemas e
navegadores não homologados.  Se for isso precisamos convencer o pessoal do
banco a homologar o FreeBSD. Caso não seja isso, pode ser algum problema de
compatibilidade, nesse caso precisamos descobrir qual o problema e desenvolver
uma solução, aqui passa a ser um problema específico do FreeBSD.
	Por enquanto, só vejo duas saídas rápidas, trocar de banco ou de sistema, já
ameaçei o banco de deixá-lo caso o problema não seja resolvido, mas tenho sido
correntista do BB desde 93, não vejo outros motivos que justifiquem trocar
agora; contudo também sou usuário FreeBSD desde 94, quando o laboratório onde
trabalhava trocou os servidos Sun por PCs, o que me deixa numa difícil
escolha.
	Vou instalar o Ubuntu no desktop de casa para ver no que dá, deixando o Free
no laptop.

> Abraços.

	Um forte abraço,

		Gustavo