[FUG-BR] Usando o freebsd-update com kernel custom (was: Atualização da versão 7.0 para 7.3)

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Terça Julho 13 09:39:46 BRT 2010

2010/7/13 Gustavo Freitas <gst.freitas at gmail.com>:
> Renato,
>
> Desculpe a minha falta de pratica, Juro que procurei no handbooks e
> não encontrei, pelo menos
> nao vi como voltar para o kernel generic.

O processo está citado no handbook em [1], quando você usa
um outro kernel, o freebsd-update instala o kernel em /boot/GENERIC.

O procedimento completo para atualização usando kernel alternativo
seria mais ou menos assim, supondo que você vá atualizar de 8.0
pra 8.1. Tenha certeza que você tem o /usr/src do 8.0 na máquina.

# freebsd-update -r 8.1-RELEASE upgrade
# freebsd-update install

Nesse momento o kernel GENERIC do 8.1 está em /boot/GENERIC

# nextboot -k GENERIC
# shutdown -r now

Ele irá bootar o equipamento no kernel do 8.1 GENERIC, as funções
que dependem da customização do kernel não irão funcionar nesse
momento, mas, como o equipamento está em processo de update,
creio que isso não é um problema.

# freebsd-update install

Agora ele atualizou a base e inclusive atualizou o seu /usr/src para
o 8.1, não necessitando usar csup

# cd /usr/sr
# make -s -j4 kernel KERNCONF=DNS1

Pronto, seu kernel custom foi compilado e instalado em /boot/kernel,
que é o local padrão, agora é só reiniciar:

# shutdown -r now

[1] - http://www.freebsd.org/doc/en/books/handbook/updating-upgrading-freebsdupdate.html
--
Renato Botelho