[FUG-BR] Problemas com a performance de rede com o 8.1-RELEASE [ Resolvido}

Eduardo edulsa em quimica.ufpr.br
Terça Julho 27 10:34:24 BRT 2010

Caríssimos

Agradeço a todos pela ajuda e pelas sugetões apresentadas.
Um resumo do problema e sobre o seu "conserto". Todos estão corretos
quando dizem ou pensam que não faz sentido duas coisas:

1) se funcionava no 8.0, porque deixaria de funcionar no 8.1? Como o
sistema não é windows (que pede troca de hardware quando você troca de
versão ou acrescenta funcionalidades), não haveria porque não funcionar
bem. Além disto, há muitos usuários que usam placas de rede parecidas
com a minha, que fizeram a atualização e não se queixaram, logo o
problema era local e não deveria envolver a versão do FreeBSD.

2) o "pode parecer bobagem" dito pelo Wilson Mendes, não era bobagem
(pelo menos na essência da idéia): desconectei e reconectei o mesmo cabo
e voltou a funcionar bem. O problema não estava no cabo e sim na conexão
entre o cabo e a caixa que faz a conexão: os conectores RJ45 devem ter
sido fabricados em um país muito distante e, que por produzir com baixo
custo, ganhou a licitação feita pela universidade. O pior é que não
adianta trocar de conector (o próximo pode ser pior que este).

3) Irado também tem razão ao sugerir a troca da placa Realtreko (eu já
havia previsto que ele sugeriria isto quando escrevi o meu email).
Porém, surpreende-me que a ASUS, uma das líderes mundiais de fabricação
de placas-mãe, não utilize chips da Intel ou de outras marcas. Fica aqui
uma pergunta: quais outras marcas de placa de rede são recomendáveis? As
da Intel sei que são boas, porém não se encontram facilmente no mercado.

Um abraço e obrigado a todos

Edu