[FUG-BR] Problemas com a performance de rede com o 8.1-RELEASE [ Resolvido}

Terça Julho 27 11:00:42 BRT 2010

Opa

From: "Eduardo" <edulsa em quimica.ufpr.br>
Sent: Tuesday, July 27, 2010 10:34 AM
To: ""Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)""
<freebsd em fug.com.br>
Subject: Re: [FUG-BR] Problemas com a performance de rede com o 8.1-RELEASE
[ Resolvido}

> [...]
> Um resumo do problema e sobre o seu "conserto". Todos estão corretos
> quando dizem ou pensam que não faz sentido duas coisas:
>
> 1) se funcionava no 8.0, porque deixaria de funcionar no 8.1? Como o
> sistema não é windows (que pede troca de hardware quando você troca de
> versão ou acrescenta funcionalidades), não haveria porque não funcionar
> bem. Além disto, há muitos usuários que usam placas de rede parecidas
> com a minha, que fizeram a atualização e não se queixaram, logo o
> problema era local e não deveria envolver a versão do FreeBSD.

Não necessariamente, me recordo que na versão 4.x tive alguns problemas
relativos a PPTP, dei uma rápida procurada no google e encontrei algo
relativo:

http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-stable/2003-June/001854.html

É muito raro de acontecer, mas pode acontecer. :)

> 2) o "pode parecer bobagem" dito pelo Wilson Mendes, não era bobagem
> (pelo menos na essência da idéia): desconectei e reconectei o mesmo cabo
> e voltou a funcionar bem. O problema não estava no cabo e sim na conexão
> entre o cabo e a caixa que faz a conexão: os conectores RJ45 devem ter
> sido fabricados em um país muito distante e, que por produzir com baixo
> custo, ganhou a licitação feita pela universidade. O pior é que não
> adianta trocar de conector (o próximo pode ser pior que este).

Acredita que já tive problemas por falta de terra? E só foi descoberto
porque um roteador próximo estava com CRC incrementando na serial e ao
aterrar o circuito, que também atendia ao server FreeBSD, tudo foi
resolvido.

> 3) Irado também tem razão ao sugerir a troca da placa Realtreko (eu já
> havia previsto que ele sugeriria isto quando escrevi o meu email).
> Porém, surpreende-me que a ASUS, uma das líderes mundiais de fabricação
> de placas-mãe, não utilize chips da Intel ou de outras marcas. Fica aqui
> uma pergunta: quais outras marcas de placa de rede são recomendáveis? As
> da Intel sei que são boas, porém não se encontram facilmente no mercado.

Parei de usar placa mãe ASUS a muito tempo quando começaram a fazer umas
ASROCK. sobre placas de rede, além de Intel costumo usar as que possuem
chipset broadcom(bce ou bge) e 3com(xl), sem maiores problemas.