[FUG-BR] DNS

Luiz Gustavo S. Costa luizgustavo em luizgustavo.pro.br
Quarta Junho 9 01:08:54 BRT 2010

Boa noite !...

vamos lá, como já dizia o famoso "Jack", vamos por partes....

Marco, concordo e não concordo (explica tudo né :p)... assim....

Fazer o redirecionamento através de views ou outra coisa qualquer
relativo a DNS é a solução perfeita ?... não, definitamente.. o mundo
não é tão perfeito assim, pelo o que eu entendi do email anterior do
colega em relação a duvida, o email do Mario tem sua funcionalidade,
veja bem, vou destacar que o que eu entendi, é que existem DUAS redes
diferentes, entre a LAN e a DMZ e não MESMA REDE (o que torna o
firewall um roteador entre essas redes, portanto, passa tudo por ele),
como voce recomenda na leitura do RDR (eu já chego ai e te explico que
mesmo nessa situação o DNS não é o mundo perfeito.). Portanto, efetuar
um rdr a partir da interface LAN de uma rede completamente diferente
da DMZ para a DMZ em si é totalmente valido e a principio não vejo
problemas para aplicar tal regra.

Bom, agora vamos supor que as redes são iguais, algo como:

1 - IP do cliente = 192.168.1.50
2 - IP do gateway (fw) = 192.168.1.1
3 - IP do Servidors = 192.168.1.100 (200.x.x.1 via rdr no fw)

Fica claro ai que se o cliente requisitar uma conexao para 200.x.x.1 e
existir o rdr no firewall, ele ate vai redirecionar, mas vai haver
confusão no momento da resposta, já que o cliente esta na mesma rede
do servidor, etc... isso é visivel e teoricamente um DNS view
resolveria o problema em parte, resolvendo o nome do serviço com o IP
direto do servidor.

Porque digo "em parte" ? ... bom, ai entra a questão do DNS, imagine
uma situação de um cliente da rede que utilize notebook, como ele é
movel, precisa estar conectado em varios tipos de redes diferentes.. e
conheço muita gente que deixa um ip de dns publico já configurado no
mesmo. Conclusão: isso falharia para o caso do DNS, já que exige que a
maquina tenha o DNS que contenha as views.

Portanto, dependendo do caso (já tive que fazer isso e ainda bem que
existem ferramentas assim), tive que fazer escutar o serviço no
firewall, para redirecionar para o servidor. Para esses casos, existe
essas ferramentas:

[root em desktop] /usr/ports/net/rinetd# cat pkg-descr
rinetd redirects TCP connections from one IP address and port to another.
rinetd is a single-process server which handles any number of connections to
the address/port pairs specified in the file /etc/rinetd.conf. Since rinetd
runs as a single process using nonblocking I/O, it is able to redirect a
large number of connections without a severe impact on the machine. This
makes it practical to run TCP services on machines inside an IP masquerading
firewall. rinetd does not redirect FTP, because FTP requires more than one
socket.

rinetd also supports basic allow/deny access control and logging.

[root em desktop] /usr/ports/net/redir# cat pkg-descr
Redir is a port redirector. It can run under inetd or standalone. Redir
also supports tcp wrappers.

WWW: http://sammy.net/~sammy/hacks/

Não é muito bonito ter que recorrer a isso, mas quebra o galho quando
o cenário não ajuda muito e é inevitavel que tenha que colocar redes
diferentes ou mesmo configurar uma vlan e não vai ter jeito, sendo o
firewall o gateway da rede, a requisição vai ter que passar por ele !

é isso....

abraços

Em 9 de junho de 2010 02:26, Marco Botelho <mafbotelho em gmail.com> escreveu:

> Mário, boa noite!
>
> Quando puder leia o tópico Redirecionamento e Reflexão disponível no link a
> seguir:
> http://www.openbsd.org/faq/pf/pt/rdr.html
>
> Inclusive neste tópico é sugerido o uso do DNS "Split-Horizon".
>
> Se fizer da maneira que você sugeriu terão problemas. Problema de aplicação
> se resolve na camada de aplicação.
>
> Até mais.
>
> Marco Botelho
> http://twitter.com/botelho