[FUG-BR] [OT] Cluster com Samba

Danilo Egea daniloegea em yahoo.com.br
Terça Junho 22 11:53:31 BRT 2010

Bom dia galera,

gostaria de saber se é possível manter a coerência entre os arquivos
.tdb do Samba em um ambiente Master/Slave.

Explicando melhor, tenho um ambiente Samba Master/Slave num FreeBSD
7.3-RELEASE replicando arquivos. Estou usando pfsync+carp também (essa
máquina também é um firewall/proxy). Quando eu tiro o servidor Master da
rede a redundância funciona perfeitamente e o Samba slave assume, o
problema é que quando existem arquivos abertos na rede, por exemplo uma
planilha, se o usuário salvá-lo no momento em que o slave assume, o
samba não encontra o arquivo, e o Excel pede para criar um arquivo novo.
Isso não chega a ser um problema, pois se o usuário esperar alguns
segundo para salvar vai funcionar normalmente. Se houvesse uma maneira
de sincronizar o estados dos arquivos abertos do Samba (os arquivos .tdb
de /var/db/samba) o problema seria resolvido. Existe o CTDB, que parece
que faz isso, mas ele não funciona em FreeBSD.

Alguém tem alguma idéia.

Desde já, muito obrigado!