[FUG-BR] OLá Colegas

Danilo G. Baio danilobaio2 em gmail.com
Quarta Março 10 14:09:13 BRT 2010

2010/3/9 Corsini Corsini <jbcorsini em hotmail.com>

>   Olá pessoal,
>

> Há um bom tempo venho enfrentando problemas p/ limitar minha banda por IP
>
> possuo as seguintes regras com IPFW numa determinada rede 172.18.0.0/16
>
>          iif="lab"
>
>          inet="172.18.0.0"
>
>          imask="255.255.0.0"
>
>          iip="172.18.0.1"
>

>          ${fwcmd} add pipe 7 src-ip ${inet}:${imask} out
>          ${fwcmd} add pipe 8 dst-ip ${inet}:${imask} in
>          ${fwcmd} pipe 7 config mask src-ip 0x000000ff bw 512Kbit/s queue
> 10Kbytes
> [...]

Boa tarde,

meus 2 cents.

Do jeito que está, você está fazendo dois pipes de 512 Kbits, download e
upload...
São pipes dinâmicos, ele irá fazer uma fila para cada host na rede, cada
fila poderá chegar até 512 Kbits, ou seja: 30 Hosts na rede navegando ao
mesmo tempo * 512Kbits = Seu Link ???

0x000000ff Essa máscara significa que você pode ter até 254 hosts na rede...
Agora se você possui mais hosts, use 0.0.255.255 (0000ffff) indicando que
qualquer endereço que tenha nos dois últimos octetos bits diferentes devem
começar sua própria fila.

ipfw pipe show te ajuda a ver cada fila em uso.

--
Danilo Gonçalves Baio (dbaio)