[FUG-BR] Algumas questões sobre o FreeBSD 8 como desktop

Eduardo edulsa em quimica.ufpr.br
Quinta Março 18 20:33:49 BRT 2010

Caríssimos

Estou tentando colocar o FreeBSD 8 como minha única máquina desktop (e
depois apagar a partição windows que há algum tempo não é usada). Para
isto, eu precisava instalar uma impressora HP1020 (seguindo as dicas do
Carlos, e com a ajuda do Nilson e do Giancarlo, eu consegui colocar o
cupsd para funcionar e agora tenho a impressora funcionando). Há dois
pequenos problemas que eu ainda não consegui resolver:

1) No meu micro de casa, tenho uma impressora SamsungSCX4200 (e, o
foomatic não tem os drivers dela). Por favor, alguém tem experiência em
instalar esta impressora?

2) Para ouvir CDs, instalei o cdcontrol sem problemas (neste itém, o
ports do FreeBSD é imbativel). Mas na hora de ouvir um CD, eu fiz

cdcontrol -f /dev/cd0 (quando o programa iniciou e deixou-me uma linha
de comando, eu digitei Play, o cd começou a girar, mas não saiu som nas
caixas). É óbvio que o audio já estava configurado (eu inclusive ouço
rádios, assisto filmes nesta máquina). Eu esqueci-me de configurar algo?
Eu não vi opção no man cdcontrol para especificar qual é a placa de som
para a saída.

Obrigado a todos pela atenção

Edu

--
Eduardo Lemos de Sa
Associated Professor at Chemistry Department