[FUG-BR] [OT] Ajuda a detectar problema em VPN (OpenVPN)

Sexta Março 19 10:59:18 BRT 2010

Senhores,

Tenho um servidor com OpenVPN (FreeBSD 7.0/i386) rodando em produção a
uns 2 anos (20 clientes +-)... Os clientes são tipos variados... alguns
usando OpenVPN Client no Windows Server 2003, outros no XP, outros
pfSense (tenho vários XP's como "roteador" de VPN rodando lindamente
kkkkkkkkkkkk)

Recente um dos clientes mudou de provedor, e acredito que a rota da VPN
está conflitando com a rede do provedor... pois não fiz mudança alguma e
assim que a VPN estabelece a conexão internet cai... (e conseqüentemente
a VPN =)

No cliente uso Windows XP SP2 (no flames please =)...

[FreeBSD]
Classe de rede do OpenVPN no FreeBSD: 10.8.0.0/24
Classe de rede LAN: 192.168.0.0/24

[Windows XP/Cliente]
Classe de rede WAN/Internet do cliente: 10.10.0.0/24
Classe de rede LAN: 192.168.2.0/24

Já calculei essas redes, e não vejo como isso conflita... SE NÃO ME
ENGANO tem um bug no XP nesses cálculos de rede... mas também não faço
idéia de como resolver..

Lembrem: não é configuração errada! Esse cliente está em produção a mais
de 2 anos... a ÚNICA mudança recente foi de provedor, no qual houve
mudança de rotas, classes de rede, etc.

Sugestões?

Mais alguma informação para ajudar na análise?

--
Welkson Renny de Medeiros
Desenvolvimento / Gerência de Redes