[FUG-BR] Sistema de Backup

Rudinei Dias rudinei.dias em gmail.com
Quarta Março 24 21:48:30 BRT 2010

Situação:
2 equipamentos idênticos (placas, processador, memoria, hd, etc..)
Os dois rodando "a quente".
No backup rsync consegue colocar os recursos na máquina de backup rodando
idêntico? essa é minha dúvida.
Como deve estar essa máquina de backup?
Por isso a pergunta do seu "modelo de backup", quero entender um pouco mais
como ocorre na prática.

Não sei se o RSYNC é o mais adequado, mas o que me interessa seria um
espelhamento de tempos em tempos, a ponto de poder colocar a máquina
espelhada no lugar da quente.
O negócio aqui não é tão crítico a ponto desse espelhamento ser a todo
tempo, diário já me bastaria.

Hoje rodo cron fazendo targz e transferindo via rede, dependendo do recurso,
com mais ou menos incidencia de backup.

Como a empresa é pequena, não tenho a disposição outros equipamentos em
condição idêntica para teste, então tento me virar como posso. Gostaria de
puder ver algumas soluções de backup rodando, pra mim poder dar um tiro mais
certeiro...
A empresa aqui é daquelas que acredita que se tu é da informática, tu tem
que saber de tudo.. wrong...
Então sou um developer na tarefa de admin mantendo o emprego....

Por isso, agradeceria muito suas experientes considerações.