[FUG-BR] Sistema de Backup

Neriberto Caetano do Prado neriberto em gmail.com
Quinta Março 25 06:55:29 BRT 2010

Deixa eu ver se entendi, você tem uma segunda máquina que seria o backup da
primária, caso ela falhe, seria isto?

se partir deste principio, eu não conheço as ferramentas sugeridas pelos
amigos, mas tenho certeza que um bom script baseado no rsync já irá te
ajudar, e nem precisará ficar compactando com tar...

antes de sair instalando várias aplicações tente ver se consegue "pegar"
algo daqui http://rsync.samba.org/examples.html

o backuppc que comentei também se utiliza de rsync, mas aí você terá que ter
um servidor só para centralizar o backup nele...é legal, pois ele mantém as
copias de dias anteriores ao corrente e como eu disse ele faz desduplicação,
se você é desenvolvedor acredito que vai entender...seria + ou menos como se
ele copiasse o arquivo é fizesse um ponteiro pra ele...se o arquivo existe e
é integro ele não copia apenas aponta...se der pau na máquina vc pode
reinstalar a base do sistema e "dar acesso" ao backuppc e por interface web
vc restaura... se instalar o rsyncd nas máquina(até windows) tem como se
trabalhar com ele..
Porém utilizando pelo que eu me lembre ele não restaura automatico em outro
máquina, acredito que tem que ser manual...no caso de um script apenas ele
já estaria restaurando um backup "a quente" então na hora do pane tua
máquina estaria pronta... são coisas pra se pensar...

Pra quem tem mais de 30: existem mil maneiras de se fazer neston, invente
uma :)

abs.