[FUG-BR] Quais as diferenças entre freeBSD 7 e 8?

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Quinta Março 25 12:00:00 BRT 2010

Em 24 de março de 2010 12:05, Alan <unipoarsbr em yahoo.com.br> escreveu:
> Uso o FreeBSD como Desktop e pra mim o ambiente gráfico é fundamental e o
> FreeBSD 8.0 Release e Stable ainda tem muito a melhorar.
> O Gnome nunca roda redondinho (pacotes binários) sempre tendo problemas como
> permissões para desligar/reiniciar a máquina como usuário restrito, tela de
> login não aparecendo campo de usuário e senha, problemas para alterar
> idioma. Coisas simples que poderiam ser resolvidas antes de lançar pro
> público.

Minha experiência com o Gnome tem sido o oposto: tudo roda ok, EXCETO
a detecção e montagem automática de pen-drive, mas isso, já sabemos é
o HAL e não o Gnome. Quem sabe, quando o HAL chegar na versão 9000,
ele não tenha esse problema? Já sabemos que ele vai tentar matar todos
os processos da máquina e humanos que atrapalharem, é um bug previsto,
mas pelo menos, se reconhecer meu pen-drive, eu ignoro o instinto
assassino (quem não entendeu essa parte OFF a partir do HAL 9000,
precisa aumentar sua escala nerd).

o que noto apenas é uma lerdeza impressionante para iniciar. O GDM
demora um tempão para carregar, e após o login, mais uns 10 a 20
segundos de espera até o desktop "aparecer", o que não necessariamente
quer dizer que ele vai responder a qualquer comando. Tirando essa
lerdeza, tudo rodou ok (até o Compiz-fusion).

Coloquei o enlightenment, e rodou que nem foguete, mas convenhamos, o
enlightenment parou no tempo... E a versão 0.17 não é tão legal quanto
a 0.16 (kd os epplets?), fora que não se encontra mais muita coisa
legal para ele já faz um bom tempo...

Pablo Santiago Sánchez
phackwer em gmail.com
(61) 9975-0883