[FUG-BR] VirtualBox, Xen, VMWare ou Jail??

marcus marcus.jabber em gmail.com
Sábado Março 27 16:48:51 BRT 2010

On Saturday 27 March 2010 08:24:51 irado furioso com tudo wrote:
> nas minhas perambulações/experimentos tenho lido muita coisa sobre
> virtualização, com essas criaturas que estão no assunto desta. Agora
> mesmo está rolando uma trédi sobre o VirtualBox.
>
> mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: pelo que tenha lido
> (não experimentei ainda), o sistema de "jails" oferece condições muito
> interessantes de virtualização sem tornar a máquina altamente
> consumidora de recursos (VirtualBox é super-gulosa). É melhor de fato
> ou sugere-se algum dos outros, ao invés disso, para servidores virtuais?

Já trabalhei com KVM, Xen e VMware (vSphere) e Virtualbox. Minha opinião,
solução profissional com infraestrutura de media a grande, VMware ou Xen.
Talvez num futuro, KVM.
Solucao para desktop e "brincar" em casa, Virtualbox.

KVM perde muito em performance em relacao ao Xen e VMware. O Xen "community"
perde muito em complexidade em relacao ao VMware vSphere Free, mas ganha em
performance e em recursos como drdb + LVM, que é o máximo, dê uma olhada na
wiki do xen-br mesmo. Com relacao ao vSphere "enterprise", destaco as features
bacanas que voce pode adicionar - como o vmotion - e o gerenciamento facil e
integrado.

Enfim, no geral, a resposta ideal depende do contexto envolvido e da  grana
disposta a pagar.

Abs!