[FUG-BR] VirtualBox, Xen, VMWare ou Jail??

Luiz Gustavo S. Costa luizgustavo em luizgustavo.pro.br
Domingo Março 28 12:07:35 BRT 2010

Dae galera !!!

Só esclarecer um conceito em relação a Jail x VM:

JAIL não é virtualização de hardware!!!!

O conceito de jail no FreeBSD é bem diferente de uma virtualização, a
ideia de usar Jail e criar um ambiente "chrootado" compartilhando os
mesmos recursos do kernel principal. O legal da jail no FreeBSD é que
você cria um ambiente de chroot totalmente separado do ambiente
principal, inclusive os binarios são diferentes do ambiente principal, é
necessario inclusive ter um outro sistema base, users, passwords, etc...
tudo separado, inclusive os daemons (ssh, apache, mysql, etc...)

O wikipedia tem uma definição legal sobre Jails:
http://pt.wikipedia.org/wiki/FreeBSD_jail

os recursos de hardware são os mesmo para os dois, o que há é um
configuração de gerenciamento de permissões de uso.

Com o advindo do Vimage, a coisa vai melhorar absurdamente para o lado
de uso de rede, seremos capazes de criar placas de rede "virtuais"
dentro da Jail e fazer por exemplo firewall separado do ambiente
principal.

hoje existe a ferramenta EzJail para gerenciar as jails de forma bem
fácil no freebsd.

Aproveitando... eu estou desenvolvendo uma ferramenta de administração
via web de Jails... vai ser em licença GPL.. logo, logo disponibilizarei
;)

segue alguns links meus sobre Jail's:

http://www.luizgustavo.pro.br/blog/2010/02/04/implementando-seguranca-em-jail/
http://www.luizgustavo.pro.br/wiki/doku.php?id=artigos_freebsd:ezjail