[FUG-BR] Duvida sobre VMWARE esxi + dell

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Quarta Março 31 14:24:30 BRT 2010

Depende o que vc entende por backup das máquinas virtuais...

Como vc quer fazer esse backup?

Por exemplo, se uma das máquinas virtuais for um Windows 2008... vc consegue
dentro dele realizar backups normalmente, usando o sistema de backup do
Windows 2K8.

Agora, se vc quer fazer um backup da VM, de todos os arquivos (vmdk,
vmdk-flat, vmx, etc..) não tem backup de modo automático. Isso é só na
versão paga.

Porém, vc consegue criar scripts para realizar tal procedimento. Porém, você
terá que parar a máquina virtual, realizar a cópia dos arquivos, e religar a
máquina virtual. Você pode até realizar o backup de uma máquina ativa, porém
ela pode vir corrompida.

Agora, com a versão paga, você consegue fazer backup de máquinas a quente.
Sem problemas.

Depende muito do seu cenário... se vc realmente precisa do backup da VM
completa, e isso for essencial para o seu projeto, então você deve ir para a
versão paga. Agora, se você pode procurar outros meios para realizar
backups, que não seja copiar os GBs de uma VM, então manda ver com a versão
gratuita.