[FUG-BR] Duvida sobre VMWARE esxi + dell

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Quarta Março 31 17:00:29 BRT 2010

2010/3/31 Welkson Renny de Medeiros <welkson em focusautomacao.com.br>

> consegue

> você
> religar a
> porém

> quente.

> para a
> versão
> >

> Rafael,
>
> Eu tenho exatamente esse ambiente rodando, ESXi 4 com Dell (T300)... 2
> guests freebsd 8, 1 pfsense.
>
> Se um dia ocorrer algum problema no ESXi, corromper sistema, etc... consigo
> mover os discos virtuais para outro ESXi sem muitos problemas?

Basicamente sim... mas não tão rapido... vai levar o tempo de você remover
os discos do servidor em questão, e se tiver em raid você tem que torcer
para que o outro servidor reconheça o volume.

> Tipo... acessar via "Ubuntu" da vida... montar o disco (SAS), e mandar
> mover as VM's para um outro servidor e reativar nesse novo servidor?

Isso infelizmente não.

O ESXi/ESX utiliza um tipo de partição proprietário da VMWare chamado VMFS,
e pelo que eu saiba, o Ubuntu não consegue abrir este filesystem... Então
você precisa de outro servidor rodando ESXi para utilizar isso.

Para estes cenários que o ideal é utilizar um NFS, ou de preferencia iSCSI
caso desempenho seja importante.

Na prática, eu consegui 16Mb/s utilizando NFS em uma rede Gigabit, e 78Mb/s
usando iSCSI na mesma rede.

> Questão bem prática... mas que tem me pertubado! (espero nunca precisar
> fazer isso).
>
> --
> Welkson Renny de Medeiros
> Desenvolvimento / Gerência de Redes
> Focus Automação Comercial
> FreeBSD Community Member

Rafael Henrique da Silva Faria
Grupo de Sistemas e Redes

Serviço Técnico de Informática
Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - UNESP