[FUG-BR] Pfsense dúvidas

Alexander Queiroz alexandercsq em gmail.com
Sexta Maio 28 15:53:42 BRT 2010

Boa tarde.

Pessoal estou iniciando no BSD e tentando aprender sobre o pfsense, pelo
pouco que vi percebi que é mais estável/escalável e mais simples que o
Linux/iptables.
Tenho algumas dúvidas básicas, segue abaixo:
1. No linux crio interfaces virtuais para meus links ex. 3 links cada um
com 3 ips totalizando 9 ips válidos.
pego 1 ip 200.200.200.201 e coloco na eth1:0, ip 200.200.200.202 e
coloco na eth1:1, ip 200.200.200.203 na eth1:2. - Operadora 1

|                                                            |
                  Saida de Email/Entrada
Navegação                                                  VPN
Sigo a mesma linha para os outros links até chegar na eth1:9
Lembrando que todos os links estão numa VLAN.

O que não consegui fazer no pfsense foi criar essas interfaces virtuais,
seria possivel implementar com esses 03 links exemplo caiu o link da
operadora 1
passar automático para Operadora 2/3.
No linux tenho que fazer isso via scripts altas "Gambiarras", gostaria
da opinião dos colegas da lista se uma solução desse tipo fica "MAIS"
profissional com pfsense, e se
alguém que já implementou esse tipo de solução poderia me indicar alguma
documentação boa sobre isso.