[FUG-BR] Pfsense dúvidas

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Sexta Maio 28 16:00:51 BRT 2010

2010/5/28 Alexander Queiroz <alexandercsq at gmail.com>:
> [...]
> Tenho algumas dúvidas básicas, segue abaixo:
> 1. No linux crio interfaces virtuais para meus links ex. 3 links cada um
> com 3 ips totalizando 9 ips válidos.
> pego 1 ip 200.200.200.201 e coloco na eth1:0, ip 200.200.200.202 e
> coloco na eth1:1, ip 200.200.200.203 na eth1:2. - Operadora 1
>

> |                                                            |
>                  Saida de Email/Entrada
> Navegação                                                  VPN
> Sigo a mesma linha para os outros links até chegar na eth1:9
> Lembrando que todos os links estão numa VLAN.

Você usa VLAN 802.1Q? Se sim, o pfSense suporta, elas podem ser
criadas em Interfaces -> assigns -> VLANs, depois de ciar, volte a aba
principal e clique no icone com um simbolo de + no canto abaixo da tabela.

> O que não consegui fazer no pfsense foi criar essas interfaces virtuais,
> seria possivel implementar com esses 03 links exemplo caiu o link da
> operadora 1
> passar automático para Operadora 2/3.
> No linux tenho que fazer isso via scripts altas "Gambiarras", gostaria
> da opinião dos colegas da lista se uma solução desse tipo fica "MAIS"
> profissional com pfsense, e se
> alguém que já implementou esse tipo de solução poderia me indicar alguma
> documentação boa sobre isso.

Depois de feito isso e todos os links configurados, você pode criar
pools de Load Balance do tipo Gateway / Failover colocando qual
link deve substituir qual em caso de queda.

E depois disso você vai associar esse pool de load balance como
gateway das regras que você quiser que participem desse load
balance, dentro da regra troque o gateway escolhendo o pool.

Sobre docs, aqui tem tudo o que vc precisa:

http://doc.pfsense.org/index.php/Main_Page

--
Renato Botelho