[FUG-BR] IPFW Limit de regras dinamicas

Quarta Novembro 17 11:23:14 BRST 2010

Em 17/11/2010, às 11:18, Antonio Modesto escreveu:

> [...]
> referentes ao ipfw, algo do tipo "numero maximo de regras dinamicas
> atingido", eu reiniciei a máquina, e troquei a configuração para outra
> placa de rede reserva (embora a outra tenha voltado à funcionar depois
> do reboot).
> Notei que existe uma variável que limita o máximo de regras dinamicas do
> IPFW, mas, tenho acompanhado desde desse travamento, e a média de regras
> dinamicas é muito inferior à quantidade máxima. Teria possibilidade de,
> ter acontecido algo anormal, esse limite ter sido atingido e a interface

Sem dúvidas, um DoS, talvez autentico.

Mas o que leva um proxy a ter regras stateful? Tente refazer tudo em stateless.

Qualquer ambiente stateful tem que ser monitorado pois é sempre uma "segurança calcanhar-de-aquiles", visto que artificialmente é fácil estourar quase qualquer tamanho de tabelas de state, gerando DoS, especialmente em ambientes com regras menos elaboradas.