[FUG-BR] IPFW Limit de regras dinamicas

Antonio Modesto modesto em isimples.com.br
Quarta Novembro 17 11:18:53 BRST 2010

Pessoal,

Segunda feira (15/11), tive um problema com um servidor proxy
(FreeBSD8.1-STABLE x64), uma interface de rede dele simplesmente travou,
se eu tentasse pingar algum host que estava na mesma classe de ip que
essa placa estava configurada, ele retornava "host is down". Na hora não
tive muito tempo pra ficar analizando, pois estava afentado muitos
clientes, mas pude ver que o kernel estava retornando algumas mensagens
referentes ao ipfw, algo do tipo "numero maximo de regras dinamicas
atingido", eu reiniciei a máquina, e troquei a configuração para outra
placa de rede reserva (embora a outra tenha voltado à funcionar depois
do reboot).
Notei que existe uma variável que limita o máximo de regras dinamicas do
IPFW, mas, tenho acompanhado desde desse travamento, e a média de regras
dinamicas é muito inferior à quantidade máxima. Teria possibilidade de,
ter acontecido algo anormal, esse limite ter sido atingido e a interface
ter travado?

Obrigado.