[FUG-BR] Alteração automatica de Rota Padrão

Ricardo - Listas ricardobvolpato em yahoo.com.br
Segunda Novembro 22 16:27:22 BRST 2010

                Boa tarde lista, tenho hoje um link com a Oi via par
metálico e adquiri um link via rádio para redundância.

                Adquiri esse link via rádio pois o link da Oi de vez
enquanto está caindo e um tempo atrás ficou fora durante 3 dias.

                Tenho um Firewall com FreeBSD 6.4-STABLE  + PF + IPFW,
possuo também um servidor de e-mail rodando pelo IP público da OI.

                Preciso que quando o link da Oi caia, a rota padrão do
FreeBSD seja alterada automaticamente para o link via rádio, eu havia
pensado em fazer isso através de um Shell script, porém me deparei com a
seguinte situação:

                Quando o link da OI down -> Altera a rota para o radio.
(Isso utilizando o ping para um determinado IP)

                Mas quando o link da OI ficar UP, como farei para alterar a
rota automaticamente para este link?

                Alguém possui alguma coisa pronta e de fácil implementação?

                Pensei talvez em configurar o Nagios em algum servidor
externo e fazer ele conectar pelo IP público da OI e alterar a rota, será
que funcionaria?

                Alguém possui alguma dica?

Grato.

Ricardo