[FUG-BR] RES: RES: RES: Alteração automatica de Rota Padrão

Ricardo - Listas ricardobvolpato em yahoo.com.br
Terça Novembro 23 10:44:31 BRST 2010

	Pessoal, obrigado pelas dicas, farei as devidas alteração nos
scripts para efetuar os testes e irei estudar também o uso do ifstated,
pensei que o uso dele seria somente com o carp.
	Obrigado pela contribuição, qualquer dúvida postarei novamente.

Grato,
Ricardo.

-----Mensagem original-----
De: freebsd-bounces em fug.com.br [mailto:freebsd-bounces em fug.com.br] Em nome
de Leandro Keffer
Enviada em: terça-feira, 23 de novembro de 2010 09:19
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
Assunto: Re: [FUG-BR] RES: RES: Alteração automatica de Rota Padrão

Bom dia pessoal, esse do script em python muito bom, e se for para
experimentar varios "sabores", segue um em shell, devendo ser modificado
para uso sem carp, e sim com as interfaces locais

#!/usr/local/bin/bash

# CARP
LINK1=8.8.8.8
LINK2=200.200.200.1
INT1="carp0"
INT2="carp1"
date="`date +%d-%m-%Y`"

SUCESSO=1
 STATUS=`ping -c 1 -W 5 $LINK1 |grep loss |awk '{ print $7; }'`
 if [ "$STATUS" = "100.0%" ]; then
SUCESSO=0
 fi
 if [ "$SUCESSO" = "0" ]; then
 STATUS=`ping -c 1 -W 5 $LINK2 |grep loss |awk '{ print $7; }'`
  if [ "$STATUS" = "100.0%" ]; then
   SUCESSO=0
  fi
 fi
                if [ "$STATUS" = "100.0%" ]; then
                        /sbin/ifconfig carp0 down
                        /sbin/ifconfig carp1 down
                        echo "`date` - LINK 1 Fora do ar" >>
/var/log/link/carp.txt
                else
                        /sbin/ifconfig carp0 up
                        /sbin/ifconfig carp1 up
                        echo "`date` LINK 1 no ar" >> /var/log/link/carp.txt

        fi

Att

Em 23 de novembro de 2010 08:49, Mario Augusto Mania <m3.bsd.mania em gmail.com
> [...]

> while True:
>
>    ping1 = os.popen('ping -c 4 %s' % gw1).read()
>    ping2 = os.popen('ping -c 4 %s' % gw2).read()
>
>    expressao = '(?P<r>.)\ received\,'
>    expressao = re.compile(expressao)
>
>    rec_gw1 = expressao.search(ping1).group('r')
>    rec_gw2 = expressao.search(ping2).group('r')
>
>    if rec_gw1 != '0':
>        gw_novo = gw2
>    else:
>        gw_novo = gw1
>
>    if gw != gw_novo:
>        os.popen('route delete default')
>        os.popen('route add default %s' % gw_novo)

WAN