[FUG-BR] Dica pra aliases

Quarta Outubro 6 09:50:03 BRT 2010

Em 06/10/2010, às 09:27, Renato Frederick escreveu:

> Pessoal, uma dúvida rápida.
>
> Estou migrando de um open pro free, como sabem no open é hostname.XXX pra
> subir endereço IP nas placas.
>
> Tem alguma maneira de usar aliases em um arquivo separado, no free, ao invés
> no rc.conf?

Renato, tem, a forma comum:

ifconfig_<if>_alias<n>="xXXX" esta sendo descontinuada. É importante que todos saibam.

So pra dar enfase, segue a documentação:

		 Then note that alias4 would not be added since the search
                 would stop with the missing ``alias3'' entry.  Due to this
                 difficult to manage behavior, the
                 ifconfig_<interface>_alias<n> form is deprecated.

Você pode usar o ipv4_addrs_<if> e coloca todos os IPs separados por espaço, e se forem vários numa mesma rede coloca o range separado por hífen, exemplo:

ipv4_addrs_re0="200.200.200.200/28 200.200.100.10-20/24"

E por ultimo, voce ainda pode criar um:

/etc/start_if.<interface>

Exemplo, /etc/start_if.re0

Esse arquivo vai ser executado como shell script, ou seja nele voce precisa ter:

/sbin/ifconfig re0 <config>
/sbin/ifconfig re0 <config>
/sbin/ifconfig re0 <config>

Ok?

Ordem das coisas:

- Primeiro executa ipv4_addrs_<iface>
- Depois ifconfig_<iface>
- Por ultimo /etc/start_if.<iface>

Dessa forma:

ipv4_addrs_re0="200.200.200.2-5/24"
ifconfig_re0="metric 0 media autoselect"

/etc/start_if.re0: /sbin/route add -host 1.2.3.4 -iface re0

São sequencias/combinacoes validas de configuração de rede usando as 3 formas.