[FUG-BR] Bacula

Matheus Cucoloto matheuscucoloto em gmail.com
Terça Outubro 19 11:47:27 BRST 2010

2010/10/18 Corsini Corsini <jbcorsini em hotmail.com>:

> Então pessoal, sobre o bacula, existe uma interface gráfica p/ BSD, tenho aqui uma unidade de Fita Power Voult TL2000
> e não tenho nem idéias de por onde começar.. qualquer ajuda seria bem vindo ..
>
> João B. Corsini
> Analista de Suporte

Minha nossa

Tenho este ambiente que você esta querendo montar.

FreeBSD 8.1 TL2000 com dois drivers e Autochanger.

A configuração do bacula no inicio é complicada, mas com um tempo em
cima das confs você vai conseguir entender a ferramenta.

Você pode seguir howtos para linux que vai funcionar, logico,
modificando o caminho dos devices.

Bacula-dir -> Gerencia os jobs, agendamentos, pools  e clientes.

Bacula-sd -> Gerencia o armazenamento da informação é aqui que voce
configura o TL.

Bacula-fd -> Cliente que fica esperando a conexão do bacula-dir para
iniciar o backup.

Ou seja, no seu servidor de backup você vai rodar o bacula-dir e o
bacula-sd e no cliente o bacula-fd (pode rodar no servidor tb para
backupar o catalogo por exemplo).

Falando em catalogo, você pode armazenar o catalogo dos arquivos
backupados em mysql, pgsql, sqllite e exemplos de configuração ficam
em /usr/local/share/bacula

Existem três tipos de backup, full, incremental e diferencial e da
para usar os três em um mesmo cliente.

A minha humilde opnião diz a você para comecar mais devagar, faça
backup armazenando as pools em hd (a tudo é refeciado a pool no
Bacula) e vai treinando para entender como ele trabalha.

Bom, o negocio é pesquisar ou fazer um curso.

Um site com boas informações é o do Helio http://www.bacula.com.br/

Sobre o uso de FreeBSD, Linux ou Solaris, use o que você mais tem
experiencia o serviço é o mesmo!