[FUG-BR] FreeBSD sendo cobrado em concursos?

Francisco Cardoso fricardo em bsd.com.br
Terça Outubro 19 16:56:16 BRST 2010

Em 19 de outubro de 2010 12:57, Patrick Tracanelli <
eksffa em freebsdbrasil.com.br> escreveu:

> Sim, TRT e o TJ adotam FreeBSD por recomendação prioritária, segundo
> pessoal do tribunal que faz treinamento com a gente.
>
> Mas mencionar em Edital é novidade, muito boa notícia :-)

Só uma correção Patrick, até onde eu sei a recomendação de uso do FreeBSD é
nas PRTs (Procuradorias do Trabalho). Nos TRTs a adoção maior é ao RedHat.
Mas acho que o problema em geral no governo é que poucos sysadmins conhecem
o FreeBSD. Neste caso, conhecer seria ter a capacidade de administrar o
sistema operacional e serviços. Então se alguém que conhece o Free chega lá
é difícil implantar, pelo simples fato de ser impossível prever se você
estará lá pra sempre. E aí se sair, quem vai manter? Fica aquele negócio de
só uma pessoa vai poder mexer ...

Neste ponto, o Linux está na frente pois mais pessoas sabem usar o sistema.
Eu pessoalmente credito isso ao "sucesso" dos pinguim nas faculdades. Se
esse público universitário for atingido a adoção do sistema cresce muito,
afinal, em geral os universitários de hoje são os sysadmin e gerentes de TI
de amanhã.

Pois bem, acredito que um público estratégico para aumentar a adoção do
FreeBSD é este: as faculdades de TI.

Francisco Ricardo