[FUG-BR] OFF: Keyserver FUG-BR para quem usa gnupg...

Edson Brandi ebrandi em fugspbr.org
Terça Outubro 26 10:02:24 BRST 2010

Olá MrBiTs :)

Pode divulgar, o servidor foi montado para uso publico, e este é o
motivo de ter sido incluido no pool de round robin da
sks-keyservers.net , o unico ponto é que fisicamente o servidor não
está no brasil, mas não acredito que seja um problema, visto que o
link IP dele é de 100 Mbps :)

Já tinha um bom tempo que eu não utilizava gpg, mas semana passada o
Gamk enviou um e-mail pedindo para assinar a chave dele e de algumas
outras pessoas  (tipo uma signing party virtual hehehe) e eu acabei
voltando a usar, por sinal preciso de assinaturas na minha chave
0xA5C45B43401FF8F3

Como percebi (e posso estar errado nessa percepção) que não tinha
nenhum servidor operado por brasileiros decidi subir um sks 1.1.1 numa
maquina que eu tinha ociosa, apachei um pouco mas agora está 100%
funcional.

Sobre a questão de um servidor civil, se existirem mais interessados
em hospedar clones da base de chaves podemos montar um pool brasileiro
de servidores, afinal redundancia nunca é demais ;), e interligá-lo
com os servidores internacionais.

Do ponto de vista de consumo de recursos o sks é tranquilo, na minha
maquina o consumo do "sks db" tem ficado em 30 Mb e do "sks recon" em
9 Mb, o consumo de banda projetado pelo que tenho acompanhado nestes
primeiros dias de operação, com o servidor já sendo utilizado pelo
publico em geral, não deve checar a 5 Gb / Mês.

[ ]´s Edson