[FUG-BR] HD usb com partição ntfs: montar e gravar

Enio Marconcini # www.Enio.Pro.Br eniorm em gmail.com
Quinta Outubro 28 15:22:10 BRST 2010

boa tarde galera

estou com um problema, estou com um HD externo USB, fabricante HP modelo
SimpleSave 320GB, vou usar para backup em um servidor FreeBSD,

a versão do sistema é 7.2-Stable amd64

o primeiro dos problemas é que quando eu conecto o disposivito, se eu
remover, ao conectar novamente, ele não é reconhecido pelo sistema, preciso
rebootar o server para que possa ser reconhecido novamente este dispositivo.
E como é um servidor em produção eu não posso estar reiniciando a todo
momento.

o outro problema é que, quando reconhece, eu consigo montar a unidade desa
forma: mount_ntfs /dev/da0s1 /media
eu até consigo acessar os diretórios, mas não estava conseguindo gravar
nada.

esta mensagem apareceu no dmesg quando eu, após reiniciar o server,pluguei o
dispositivo

umass0: <HP External HDD, class 0/0, rev 2.00/20.02, addr 2> on uhub4
da0 at umass-sim0 bus 0 target 0 lun 0
da0: <HP External HDD 2002> Fixed Direct Access SCSI-4 device
da0: 40.000MB/s transfers
da0: 304575MB (623769600 512 byte sectors: 255H 63S/T 38827C)
(probe0:umass-sim0:0:0:1): TEST UNIT READY. CDB: 0 0 0 0 0 0
(probe0:umass-sim0:0:0:1): CAM Status: SCSI Status Error
(probe0:umass-sim0:0:0:1): SCSI Status: Check Condition
(probe0:umass-sim0:0:0:1): UNIT ATTENTION asc:28,0
(probe0:umass-sim0:0:0:1): Not ready to ready change, medium may have
changed
(probe0:umass-sim0:0:0:1): Retrying Command (per Sense Data)

neste momento eu consegui montar normalmente, usei umount para desmontar,
ao remover o disposivito, apareceu essa mensagem

umass0: at uhub4 port 3 (addr 2) disconnected
(da0:umass-sim0:0:0:0): lost device
(da0:umass-sim0:0:0:0): removing device entry

quanto ao formato ntfs eu até pensei em formatar eu ufs, porém gostaria de
deixar ntfs mesmo pois a pessoa poderia querer usar o dispositivo no
computador pessoal quando precisar de algum arquivo do backup

abraços

--
ENIO RODRIGO MARCONCINI
gtalk: eniorm em gmail.com

.: FreeBSD -:- OpenBSD -:-Slackware Linux :.
Have trouble with Windows - reboot!
Have trouble with Unix - be root!