[FUG-BR] FreeBSD 8.1-Stable + carp + ifstated

Tiago N. Sampaio tnsampaio em bsd.com.br
Quarta Setembro 1 11:39:57 BRT 2010

Nunca fui muito afundo com carp, mas até onde sei
net.inet.carp.preempt=1 ele faz isso, confirma ae o valor.
Nas versões 7 por default vinha desativado, na 8 eu já não sei..

-------- Mensagem original --------
De: Fábio Ferrão <ferrao04 em gmail.com>
Para: freebsd em fug.com.br
Assunto: [FUG-BR] FreeBSD 8.1-Stable + carp + ifstated
Data: Wed, 1 Sep 2010 10:38:15 -0300

Senhores,

Ontem descobri uma coisa no mínimo interessante no FreeBSD 8.1-STABLE.
Eu utilizava o carp + ifstated na versão 7.2-STABLE do Free. Atualizei a
versão para 8.1-STABLE e percebi uma ligeira inconsistência no ifstated +
carp, e por causa disso resolvi testar o carp sem o ifstated. Com isso parei
o daemon do ifstated e comecei a fazer os testes de failover e failback. Pra
minha surpresa o carp do servidor master colocava todas as interfaces carp
como backup quando um delas ficava down, seja física ou carp, sendo que o
correto seria ele colocar somente a que ficou down como init e as demais
continuariam como master, porém neste caso o servidor que seria o backup em
todas as interfaces assumiu todas como master. Quando a interface que estava
down foi colocada como up, este servidor voltou com todas as interfaces para
master e o outro voltou com todas para backup.
Resumindo, não foi necessário o ifstated para que o failover e failback
funcionassem perfeitamente. Somente o carp fez isso tudo.
Eu só percebi isso nessa versão do FreeBSD que estou utilizando agora,
8.1-STABLE.
Já fiz isso em dois pares de servidores e está funcionando perfeitamente.
Alguém já havia percebido isso? Poderiam confirmar minha constatação?

Abraço a todos.