[FUG-BR] Sistema de arquivos

Tiago N. Sampaio tnsampaio em bsd.com.br
Segunda Setembro 13 11:48:26 BRT 2010

Bom acho que nessa thread posso acrescentar algo de util.

Velocidade de FS.

Trabalhei em uma empresa que tinha bases de dados enormes em Pg.
Durante muito tempo essas bases rodaram em FreeBSD (5.X na epoca)...
Com as bases pequenas, sem problema... mas quando as bases foram
crescendo foi inevitavel a lentidão.

Essas maquinas foram migradas pra linux depois, o que resolveu (?) o
problema.

Depois de muito tempo, sentei e fiz alguns testes em relação a linux x
FreeBSD.

ext3 e ufs, a performance parecida.

ext4/jfs/xfs X ufs, diferença absurda, mais de 200% de performance

"            X ufs com gjournal diferença de pouco menos de 15%

fiz os testes com zfs tbm que na epoca tava no zpool 9 acho e a
performance foi ridicula...

Cheguei nesses numeros medindo as tpm do banco.

Todos os testes que eu fiz foram com pequenos tunnings nas maquinas em
relação a shared memory, tanto no linux como no FreeBSD.

Cheguei a conclusão que o FreeBSD com gjournal é a opção mais viavel
pois alia velocidade a segurança. Infelizmente (felizmente haha) não
trabalho mais nessa empresa pra poder colocar em produção essas bases de
250G+