[FUG-BR] GNU/kFreeBSD

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Terça Setembro 14 10:07:06 BRT 2010

2010/9/14 Carlos Alberto <carlinho at aes.inf.br>:

>  0,02
>
> por que não criar um Makefile customizado, que compile e instale os
> aplicativos necessarios como dependência para as N mil maquinas, com flags
> de compilação customizados, depois cria-lo e suas dependências através de
> pkg_build -Rb, e instalá-lo com as dependências nas N mil máquinas com
> pkg_add ?
> Penso que pra N mil maquinas isso é bem prático...

Você pode ter uma máquina com todos os ports necessários
para os seus servers instalados, aí você atualiza ela, cria os
pacotes com pkg_create e joga-os numa pasta de webserver.

Depois é só setar uma variável de ambiente nas máquinas
mandando buscar os pkgs lá e rodar um portmaster ou
portupgrade com -PP, e ele vai usar os seus pacotes binários
na atualização.

Isso somado ao freebsd-update pra atualizar a base + kernel,
que aliás, também permite que você tenha um servidor interno
e distribua inclusive várias configurações diferentes de kernel,
e assim você tem um sistema eficiente de atualização 100%
binária. Sem perda de tempo.

Como eu disse antes, o que rola na maioria dos casos é preguiça
de fazer ou falta de conhecimento do SO. Se o admin não conhece
o SO que usa, muitas vezes é mais fácil mudar pra outro e criticar
do que aprender.
--
Renato Botelho