[FUG-BR] Queda de Energia e serviço não retorna

Evaldo Silva evaldo em fcm.unicamp.br
Sexta Setembro 24 09:19:59 BRT 2010

  Bom dia!

Sempre que tenho problemas assim, constato que, pelo fato do file system
ter sido desmontado à revelia do sistema, um "fsck /mount_point" precisa
ser rodado para "resolver alguma pendência" que ele sozinho e à quente
não consegue. Em geral o ssitema nem monta o /mount_point "danificado"
daí arquivos requeridos pelos serviços em questão ficam indisponíveis
impedindo-os de serem levantados. Isso acontece muito comigo aqui, por
problemas elétricos que não podem ou não conseguem resolver. Um dos
storages aqui deve ser "emo" e qlq coisinha tá chorando as coisas....
Num serviço de e-mails que mantenho, este fsck leva mais de 4h para ser
feito e então um reboot permite que se levante tudo numa boa.
Boa sorte e sucesso!

Abraço
Evaldo