[FUG-BR] Queda de Energia e serviço não retorna

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Sexta Setembro 24 09:28:59 BRT 2010

2010/9/24 Evaldo Silva <evaldo at fcm.unicamp.br>:
>  Bom dia!

> Sempre que tenho problemas assim, constato que, pelo fato do file system
> ter sido desmontado à revelia do sistema, um "fsck /mount_point" precisa
> ser rodado para "resolver alguma pendência" que ele sozinho e à quente
> não consegue. Em geral o ssitema nem monta o /mount_point "danificado"
> daí arquivos requeridos pelos serviços em questão ficam indisponíveis
> impedindo-os de serem levantados. Isso acontece muito comigo aqui, por
> problemas elétricos que não podem ou não conseguem resolver. Um dos
> [...]

Bom, pra que ele não monte o filesystem que tá corrompido adicione
as seguintes linhas ao rc.conf:

background_fsck="NO"
fsck_y_flags="YES"

Dessa maneira ele não vai mais passar fsck em background, e vai responder
Yes para as perguntas do fsck.

O ideal é colocar um no-break nessa máquina né, servidor sem no-break
é complicado mesmo...

Quanto ao tempo que o fsck leva, isso é realmente demorado, mas, as
boas novas são que foi desenvolvido o SUJ, é um micro journal pros
inodes do UFS, isso está rodando no 9-current há um bom tempo e
funcionando muito bem, creio que logo será feito o MFC pro 8 e aí você
poderá utilizá-lo. Ele reduz o tempo do fsck pra alguns segundos.

--
Renato Botelho