[FUG-BR] Compartilhar conexao discada no freebsd 8.1

vic vic em wa.pro.br
Segunda Abril 4 17:14:14 BRT 2011

On Mon, 4 Apr 2011 14:24:18 -0300, Marcos Aurélio
<mensagem.particular em hotmail.com> wrote:
> Prezados
>
> Estou fazendo testes com o freebsd 8.1 com  acesso a internet via
> conexao discada e funcionando como um gateway para compartilhar a
> conexao , porem nao consigo acesso a internet atraves de outra maquina
> apontada para esta.
>
> Nao tenho certeza se executei as configurações corretamente ou se
> ainda falta alguma coisa, segue o meu ppp.conf e a condiçao das rotas
> quando a conexao ppp é estabelecida. Tambem hablitei o gateway_enable=
> yes no rc.conf para repassar pacotes.

> [...]
[snip]

Sobre a conexão discada não sei dizer nada :P

Para compartilhar a internet, além de setar o gateway_enable="YES" no
/etc/rc.conf, você irá precisar configurar NAT. O handbook[1] explica
como fazer. Uma alternativa ao natd é o pf. De qualquer jeito, o ddg ou
o google podem te ajudar.

[1]:
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/network-natd.html

--