[FUG-BR] OT - Streaming de áudio

Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) cartoleba em gmail.com
Quinta Abril 14 20:22:45 BRT 2011

Oi, não conheço ferramentas de streaming de áudio especificamente, já testei
o Helix, que é para vídeo+áudio. Talvez o gstreamer ou coisa parecida. O
fato mais importante é ter ciência de que não será possível impedir que o
usuário tenha posse de um arquivo com a gravação de seu áudio. Veja que se
ele pode ouvir, pode gravar e há centenas de ferramentas que facilmente
gravarão qualquer áudio que esteja tocando no computador. Para mencionar uma
tem o audacity, que é um editor de áudio bem conhecido e difundido e pode
gravar tudo o que passa pelo som do sistema.

Já vi essa disputa antes sobre direitos autorais em cursos on-line. Os caras
querem prover vídeo aulas e não querem que o usuário grave. Esse caso é
ainda mais chato, por que o usuário que compra o curso deseja fortemente ter
o vídeo para ele mesmo, nem necessariamente para pirataria. É conveniente
poder ver o vídeo N vezes onde ele quiser, como no celular a caminho do
trabalho. Daí cria-se um vai e vem, o site consegue fechar a gravação de
tela de alguma forma, aí alguém descobre outra ferramenta que consegue
gravar e por aí vai. No pior caso o usuário pode botar uma câmera filmando a
tela e isso nunca será possível evitar. Assim como no seu caso, na pior
hipótese o usuário pode ligar a saída de áudio do micro num gravador e isso
você nunca poderá evitar.

É uma opinião pessoal, mas eu sou mais fã de analisar a possibilidade de
deixar de dispender energia na restrição e pensar em como ganhar em cima da
maior divulgação que possivelmente acontecerá com a liberação da coisa. É
coerente com a filosofia do software livre - muda-se o paradigma de ganhar
dinheiro com licença de software e passa-se para a prestação do serviço.

Boa sorte, Cartola.