[FUG-BR] Estranho comportamento ao se atualizar o kernel

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Terça Abril 19 12:28:42 BRT 2011

On Apr 19, 2011, at 11:13 AM, Rodrigo Mosconi wrote:

> A partir da série 8.X, a forma tradicional
> config KERNEL
> cd ../compile/KERNEL
> make depend && make && make install
>
> não é mais suportada, recomenda o uso do make buildkernel e make
> installkernel, pois o buildkernel prepara a toolchain
>
> De fato, consta no UPDATING, executar um make toolchain antes do make
> buildkernel.
>
> Como observação: o make buildworld tem implicito o make toolchain
>
> É de boa prática ler o UPDATING antes de qualquer compilação.

Exato !

O problema é que o próprio config(8) (que você executou como /usr/sbin/config) muitas vezes também precisa ser atualizado para entender e/ou tratar novas opções do kernel.

Como executar o config(8) existente nesses casos não é uma opção, o 'make kernel-toolchain' compila um novo config(8) apto a tratar as opções do kernel que você esta prestes a compilar.

Como essa dança de aplicativos e paths ficaria complicada para documentar e cheia de armadilhas, utiliza-se o novo processo (que faz toda essa mágica por você) conforme comentado pelo Rodrigo.

Att.,
Luiz
PS: Qual handbook você consultou ? Acredito que a tradução para o português-br esta bem desatualizada... (e provavelmente deveria ser abandonada - para consultas - infelizmente...).